A partir do 1º momento da fase de design que os nossos engenheiros procuram minimizar o impacto do veículo no ambiente em cada etapa do seu ciclo de vida. Reduzir as emissões de CO2 é um ponto fulcral. Para atingir este objectivo, tomamos medidas em várias áreas, incluindo controlo de peso, mecânica e aerodinâmica. Ao estarmos focados em soluções eficientes e fiáveis adaptadas a cada mercado, conseguimos implementar um sentido de responsabilidade global para as alterações climáticas.
Tecnologias do futuro
Os nossos engenheiros trabalham activamente em soluções tecnológicas que a minimização do impacto ambiental dos automóveis Citroën. O desenvolvimento da nova geração do sistema Stop & Start desde 2010, soluções híbridas desde 2011, e o lançamento dos veículos de zero emissões permitem à Citroën consolidar a sua posição no segmento dos veículos de baixas emissões de CO2.
Recursos e reciclagem
Para imitar o consumo de combustível, as emissões de CO2 e outros poluentes, a nossa política de eco-design aposta na optimização do uso de recursos naturais, através da selecção criteriosa dos materiais usados para a produção dos nossos veículos. O impacto ambiental do final de vida dos nossos automóveis é também uma forte preocupação, sendo promovendo a reciclagem do máximo de componentes.
Desde 2007 que todas as nossas fábricas têm um sistema de gestão ambiental baseada na certificação ISO 14001. Este padrão exige aos fabricantes a implementação de medidas para seguir, controlar e medir o impacto dos seus processos no ambiente, incluindo também formação específica para todos os trabalhadores.
A indústria automóvel abrange uma série de actividades diversas, cujos impactos que lutamos para controlar:
A rede Citroën compromete-se a fazer uma contribuição activa para a política ambiental da marca, desde o início de vida até ao final dos seus veículos, seguindo 3 critérios chave:
– Ordenação, de forma a recuperar os desperdícios dos automóveis através de organizações aprovadas;
– Conformidade regulamentar, para garantir que a rede cumpre os regulamentos nacionais e internacionais;
– Rastreio, para controlar o desperdício e saber se é reciclado.
Colheita e gestão
A rede Citroën tem uma estrutura para recolher e processar os veículos em fim de vida, usando métodos ambientais responsáveis há mais de 15 anos.
A colheita e ordenação do desperdício oriundo da reparação e peças é organizado em linha com os métodos de gestão postos em prática para os produtos em final de vida e depositado em França como parte do GreenPact.
Descontaminação
O design de cada veículo tem em conta a fase de descontaminação de fim de vida e pretende facilitar este processo ao máximo. Para dar apenas um exemplo, é colocada uma marca no ponto mais baixo do depósito de combustível para torná-lo mais fácil de esvaziar. Ao mesmo tempo, um processo de desmontagem é desenvolvido numa fase precoce por engenheiros Citroën, aplicado a cada peça a ser removida no processo de descontaminação.