Inspirando-se nas linhas do célebre Citroën Type H, afectuosamente apelidado «TUB», as equipas de designers da Citroën associam um estilo desfasado a um tratamento dos materiais que responde a um grau elevado de sofisticação e conforto. Apresentado a mesma morfologia que o seu célebre irmão mais velho, o TUBIK pode transportar até 9 passageiros.
Simples mas estéticas, as superfícies exteriores deixam apenas adivinhar o amplo vidro panorâmico sem cor que dá acesso ao habitáculo. Enquanto a porta do condutor se abre em élitro, a porta lateral liberta todo o lado direito do habitáculo, através de um movimento circular.
Ao sentar-se ao volante do Tubik, o condutor penetra num universo ultra-tecnológico inteiramente construído em torno do posto de pilotagem. Este espaço é materializado por aquilo a que os designers da Citroën dão o nome de «cyclotron», agrupando num único traço circular o banco, os pedais, o volante e a lâmina circular do visor de cabeça.
Com a adopção da tecnologia Hybrid4, o Tubik consegue um nível de emissões de CO2 equivalente ao de uma berlina clássica. Esta propulsão «Full hybrid» Diesel aumenta a autonomia do veículo e proporciona uma excelente motricidade, graças ao modo 4 rodas motrizes.